Por Rodrigo Scotti
Incentivando Mecanismos para um Futuro Inovador e Ético
Caros colegas, inovadores e visionários,
Na última semana de março, uma carta aberta assinada por pesquisadores e empresários de todo o mundo pediu uma pausa de 6 meses no desenvolvimento de sistemas poderosos de inteligência artificial (IA), sob o argumento de que eles “devem ser desenvolvidos apenas quando estivermos confiantes de que seus efeitos serão positivos e seus riscos serão administráveis.”
Apesar de bem-intencionada, nós da ABRIA acreditamos que seguir a orientação dessa carta pode levar a impactos indesejados e danosos, especialmente se considerarmos a realidade brasileira. A IA possui incrível potencial para impactar positivamente o mundo. No Brasil, ela pode impulsionar o desenvolvimento social, combater desigualdades e reduzir distâncias entre nós e países mais desenvolvidos. Aplicarmos uma pausa como a proposta na carta limitaria essa oportunidade a nós e a outros países em desenvolvimento.
Propomos uma abordagem alternativa, que defende colaboração, apoia empresas menores, academia e capacita a comunidade de pesquisa a aproveitar o potencial da IA de forma responsável.
Acreditamos que, dessa maneira, podemos chegar a um ecossistema de IA responsável e inclusivo, com o desenvolvimento de Ias que levem em conta os possíveis riscos, impactos éticos e sociais envolvidos no processo.
Imaginamos um futuro onde a IA trará benefícios transformadores, permanecendo acessível, promovendo inovação e colaboração. Para atingirmos esse objetivo, mais do que simplesmente propor uma pausa, defendemos iniciativas que desenvolvam a IA brasileira em diversas frentes:
Abordando eticamente e de forma proativa essas questões, desenvolvemos sistemas de IA mais confiáveis e equitativos, beneficiando a sociedade como um todo.
Acreditamos que investir no desenvolvimento ético e responsável da IA fortalece a posição do Brasil no cenário global e contribui para o bem-estar e a equidade mundial. É essencial abraçar a IA e seu potencial transformador, mantendo nosso compromisso com a inovação e o progresso para todos.
Convidamos vocês a se juntarem a nós nesta jornada, participando de eventos, compartilhando ideias e experiências ou colaborando em projetos de pesquisa e desenvolvimento. Vamos abraçar uma abordagem colaborativa e acessível para a IA, impulsionando a inovação e garantindo seu avanço seguro e ético.
Juntos, podemos criar um futuro mais brilhante, aproveitando o poder da IA para mudar o mundo.
Atenciosamente,
Rodrigo Scotti
Presidente do Conselho e Co-fundador da ABRIA